A cidade de Salvador também conta com uma programação especial da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Fiocruz) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025. Abordando o tema da SNCT desse ano – “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” – a capital baiana terá três dias de atividades sobre a importância das baleiras-jubarte para o litoral do estado.
Na quarta (22) e na quinta (23), das 8h às 16h, e na sexta (24), das 8h às 11h, o Instituto Gonçalo Moniz (IGM) receberá estudantes para conversar sobre a importância histórica e cultural das baleias-jubarte a preservação do litoral da Bahia.
A abordagem tem forte motivação local. De julho a outubro, milhares de jubartes migram da Antártida para se reproduzir e amamentar seus filhotes nas águas mais quentes do Atlântico Sul, especialmente nas proximidades do Banco dos Abrolhos, considerado o maior berçário da espécie em todo o hemisfério sul. Esse fenômeno transforma o litoral baiano em um dos principais destinos de turismo de natureza do Brasil.
Sobre a Obsma
Com o objetivo de integrar ciência, cidadania e práticas educativas, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) valoriza práticas pedagógicas interdisciplinares e incentiva os jovens a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades. A inciativa é voltada para estudantes e professores do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino técnico concomitante, de escolas públicas e privadas de todo o país.
A inscrição nas modalidades de Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências é gratuita e os professores devem inscrever projetos realizados entre 1º de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026 em apenas uma delas. A inscrição é feita no novo site da Obsma e o tema dos projetos é de livre escolha.
Numa primeira etapa, serão selecionados 42 projetos para concorrer à indicação de Destaque Nacional, num evento que acontecerá no campus Manguinhos, no Rio. Um professor e um aluno de cada um dos projetos selecionados serão convidados para participar da cerimônia final de premiação, com despesas de viagem pagas pela Fiocruz e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ao final, seis projetos serão indicados como destaques nacionais.
Créditos da imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-segurando-uma-ferramenta-manual-preta-e-prateada-6153354/
