Pela primeira vez, Salvador sediará, entre os dias 28 e 31 de outubro, o 20º Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais (CBPM), que reunirá cerca de mil participantes de 26 estados e do Distrito Federal. O encontro reunirá procuradores, juristas, autoridades do Judiciário, operadores do Direito e especialistas para discutir temas relacionados diretamente à gestão dos municípios brasileiros.
O evento é promovido pela Associação das Procuradoras e dos Procuradores do Município de Salvador (APMS), Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) e Procuradoria-Geral do Município de Salvador (PGMS).
A abertura oficial acontecerá na próxima terça-feira (28), às 18h30, no Cerimonial Rainha Leonor, na Pupileira, no bairro de Nazaré. Já a programação científica ocorrerá entre os dias 29 e 31, no Hotel da Bahia by Wish, no Campo Grande.
Com o tema “Procuradoria Municipal e Governança Pública: Inovação, Equidade e Sustentabilidade no Século 21”, o congresso contará com painéis, talk shows, apresentações de cases, lançamentos de livros e concurso de enunciados. As discussões abordarão assuntos como inovação na gestão pública, constitucionalidade, combate à improbidade, inteligência artificial, equidade de gênero e raça e o futuro das cidades.
Para o procurador-geral do Município de Salvador, Eduardo Vaz Porto, o congresso reforça o papel estratégico dos procuradores municipais na administração pública. “A importância deste evento reside em diversos aspectos. É fundamental considerar que a vida em sociedade se desenvolve primordialmente nos municípios. As prefeituras, por sua vez, são as esferas administrativas responsáveis pela implementação das políticas públicas de maneira direta e imediata, afetando o cotidiano dos cidadãos. As ações da Prefeitura impactam diretamente a vida da população, o que evidencia a importância do papel do procurador municipal”, afirma. (Secom/PMS)
Créditos da imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoas-sentadas-em-cadeiras-de-gangue-2774556/
